+55 21 3183-4566 | contato@studiomob.com.br |Intramob
Menu
Voltar

Publicidade em camisas de futebol: efeitos sobre os torcedores

2013-09-04

 

Desde o principio o futebol conseguiu atrair diversas pessoas, os meios de comunicação tiveram papel importe para dispersar o esporte, possibilitando um contato maior entre os torcedores desta modalidade. O contato acabou se tornando em “amor” por parte de muitos torcedores, pois o futebol possui características distintas como emoção, alegria, viradas, grandes craques, decepções, rivalidade e principalmente o entretenimento.

Com o Marketing esportivo, uma das inumeras mídias escolhidas, foi a camisa de futebol. Onde você encontra logos de patrocinadores, que buscam aumentar suas vendas com o compartilhamento nas mídias tradicionais. O torcedor é o principal envolvido, por absorve e transmite a imagem da marca e é afetado por tudo isto.

Ao longo de uma pesquisa, foi confirmada que os torcedores realmente possuem preferência pelas marcas que patrocinam seu time do coração do que os outros. Para o torcedor, consumir o produto que patrocina o seu clube, é uma forma de colaborar. A parceria entre clubes e torcedores é tanta, que os torcedores acabam sendo influencidos a consumir diferentes produtos.

O fator que rege todo este processo é o dinheiro, pois é através da necessidade do
clube, que é disponibilizado o local para a divulgação da marca e o interesse do patrocinador em aparecer é para obter geração de lucro, não somente através de matérias, mas também pelo valor que será agregado a marca.


Através de pesquisa realizada com torcedores dos principais times brasileiros, foram feitas diversas perguntas a respeito de futebol, publicidade, a relação das marcas com o consumidor entre outras.

Para os torcedores, é visível a necessidade dos times brasileiros possuírem patrocinadores em suas camisas, pois é através dos patrocínios que muitos conseguem administrar as suas dividas. Os clubes não possuem bons planejamentos de marketing e não investem em diferenciais, que poderiam colaborar para a situação financeira do clube. No Brasil é comum quando um jogador está em alta, em seguida ser vendido para um clube europeu, tudo em busca do dinheiro. Todo o torcedor deseja que seu time se torne independente financeiramente, pois desta forma sua camisa não possuirá nenhuma logo de patrocinador e será limpa, o que gera admiração do torcedor, por perceber o quão grande é a importância do time para os dirigentes.


 

 

Receba nossas Novidades Noticias
Nome: O melhor ponto de ônibus de todos os tempos
Animais em Campanhas Publicitárias
Nova Zelândia ganha pub inspirado no livro e filme O Hobbit
Videos que fizeram sucesso na internet
E-mail:
+55 21 3183.4566 -
2013 | Todos os direitos reservados a Studio Mob ®